Nail Care

Uma vez que eu ainda não tinha tido ideias para novas páginas aqui no Blog, e uma vez que algumas amigas já haviam perguntado o que faço para cuidar de minhas unhas, aí vai:

Eu era uma doente por tirar cutículas com alicates... mas ao mesmo tempo em que não conseguia fazer as unhas sem picotar cutículas, também não gostava dessa função, e por isso não fazia as unhas com a frequência que faço hoje. Fazia uma vez por semana no máximo, hoje faço 2 a 3 vezes por semana no mínimo! Mas que cuido das unhas desde pequena, ah isso nunca mudou!

Foi somente desde o segundo semestre de 2011 que parei de tirar cutículas. E para chegar à linha de tratamento que adoto hoje, consultei diversos sites e blogs, de forma que extraí uma dica de cada um e formei meu próprio jeito de fazer as minhas. 
Então vamos lá:

Em primeiro lugar: aposente o alicate! As cutículas são muito delicadas e importantíssimas na nossa própria saúde, e cuidar das unhas sem picotá-las é mais rápido e fácil!

Na hora de dormir:
Ah, sim, o inigualável Bepantol... não existe hidratação como a que ele proporciona. Mas como sua textura é oleosa, o bom mesmo é passar à noite, antes de dormir. Quando acordo de manhã a aparência das cutículas é outra!

Na hora de fazer as unhas:
Em primeiro lugar, antes que eu tire o esmalte que estava usando anteriormente, gosto de já lixar as unhas. Faço desta forma porque, uma vez havendo a cobertura da cor, consigo visualizar melhor o formato da unha e lixar com mais precisão. Às vezes a porção branca de nossas unhas não tem o contorno regular o suficiente para que possamos nos basear nelas, por isso é bom lixar com a unha esmaltada.
Aprendi com a Amy Grace que as lixas de cristal são excelentes para não causar danos às unhas, e lixar com mais delicadeza. Desde que comprei a minha, não troquei mais por nenhuma outra!

Quando se trata de mexer com as cutículas, eu gosto de usar dois produtos: uma vez por semana eu passo o Instant Cuticle Remover da Sally Hansen, que descola os fragmentos de pele ressecada e esbranquiçada de forma muito eficiente. Ele precisa ser usado com cuidado porque não pode ficar muito tempo em contato com a pele. é preciso ler com atenção as instruções de uso. Após o tempo necessário, uso um palito com movimentos leves ao longo das cutículas, o que acaba por descolar e limpar os fragmentos mais ressecados.
Para os pés, que sofrem mais os efeitos do dia-a-dia e precisam de cuidados diferenciados, eu uso o Creme para Cutículas da Granado Pink, e empurro as cutículas com um palito mesmo. só uso alicate quando estritamente necessário, porque nos pés a pele tende a ressecar mais fácil. 
Ok, uma vez que já passei o Creme para Cutículas e já ajeitei todas as cutículas com o palitinho, é hora de passar uma base, coisa que faço independentemente de usar esmalte naquele momento ou não. Tenho unhas muito fracas e com muita tendência a descamações. Por conta disto tenho passado base sempre, para fortalecê-las e protegê-las. Claro que quando vou esmaltar também uso religiosamente a base para proteger a unha dos pigmentos, coisa que há algum tempo eu não fazia. Eu corrigi muitos erros de manicure ao longo do tempo, porque eu não tinha costume de usar certos produtos que agora acho essenciais.

Eu gosto muito dessas bases da linha Risqué Technology. Uso mais a vermelha, mas às vezes eu mudo pra versão fortalecedora da linha, que tem o frasco verde. Ela é uma base extremamente gostosa de passar, protege muito bem as unhas contra os pigmentos do esmalte e, como o nome mesmo propõe, as unhas ficam lisas e niveladas!

Na hora de finalizar as unhas:
Top coats, top coats, top coats! Qual usar? Eis o meu momento de confissão: sou promíscua com top coats! Eu uso todo e qualquer Ultra Brilho que for lançado por qualquer marca. Estou sempre mudando. Atualmente, se vocês abrirem minha gavetinha de cuidados com as unhas, encontrarão 4: Risqué Technology, Avon, Colorama e Vefic (imagem mais abaixo). Posso dizer que dentre os 4, gosto muito do da Risqué e Avon. São os que mais uso em situação corriqueira. O top coat da Vefic é fe-no-me-nal para cobrir imperfeições e nivelar o esmalte, mas tem um macetinho: você deve usá-lo depois que o esmalte já secou perfeitamente, que é quando você obterá o efeito máximo da magia do Vefic. Se você usá-lo logo após esmaltar, ele não vai mostrar seu potencial de cobrir imperfeições, mesmo porque as imperfeições dos esmaltes (como desníveis ou bolinhas) costumam se mostrar bem depois que ele já secou. A desvantagem do top coat da Vefic é que ele não é muito estável. Eu não recomendo usá-lo nas unhas do pé, porque se você colocar um calçado fechado em algum momento, ele com certeza será marcado. Acho que isso tem justamente a ver com essa magia dele de corrigir defeitos. Ele deve ter uma propriedade de dissolver levemente o esmalte abaixo dele, renivelando-o. Mas justamente por isso, a chance de acontecerem acidentes se você esbarrar as unhas com ele é maior. Pelo mesmo motivo, se eu vou fazer uma carimbada ou nail art, recomendo usar algum dos outros três que mostrei, porque eles não mancharão a nail art na hora de sua pincelada.

Na hora de tirar o esmalte:
Por recomendação de uma pedicure, passei a usar a acetona da marca 5Cinco, que não deixa a unha amarelada e não causa aquela reação com esmalte que deixa manchas brancas secas, além do que também não resseca as cutículas como as outras soluções. Ela não é das mais fáceis de achar, pelo menos não aqui na minha cidade. Encontrei em uma só perfumaria, cujo dono é do Paraná e, como a marca é paranaense, nesta perfumaria encontro com facilidade e de monte. 


Ao longo do dia todo:
E diga-se de passagem vááárias vezes ao dia. São os milagrosos Vitamin C Cuticle Gel da Avon e a incrível cera para cutículas da Granado Pink. O Cuticle Gel, por ser gel, não é oleoso, enquanto que a cera é bastante. Ambos hidratam e fazem manutenção das cutículas sempre bonitinhas e no lugar, sem deixar pelinhas soltas ressecadas incomodando nossa visão e causando ânsia pelo alicate! Sem contar que o Cuticle Gel tem micropartículas que se desmancham quando você as espalha pelas cutículas e visivelmente hidratam muito bem!
Eu sou mais fã da cerinha pelo seu efeito muito duradouro e notável, mas faço questão de ter comigo o Gelzinho. É ele que carrego na bolsa pra todo lugar, e passo muitas vezes ao dia. Como sou Veterinária e cuido de um canil com 8 Beagles baderneiros que só, vivo mexendo com luvas, produtos químicos e com os próprios cães, que babam um monte nas minhas mãos, hahaha! Logo após mexer com eles e lavar as mãos já passo o Gel, e chegando em casa reforço com a cera da Granado. Atualmente, por recomendação da Tatá, do blog Las Garras, tenho usado também o Secante com Óleo de Argan da Mohda, que também hidrata cutículas. A vantagem incrível deste óleo é que não lambuza, seca logo e realmente é possível ver a diferença nas cutículas após o uso. Costumo usá-lo logo após a esmaltação, para depois fazer as fotos para o blog, assim as cutículas aparecem bonitinhas em quietas em seu lugar na hora de fotografar! 

  

Para pessoas que, como eu, possuem unhas relativamente fracas (as minhas lascam com facilidade especialmente nos cantos porque as mantenho muito quadradinhas), ao longo de todo o dia faço uso do Óleo Fortalecedor de Unhas da Granado Pink, que repõe queratina e pode ser usado até quando se está de esmalte. Ainda bem, porque estou sempre de esmalte. Este óleo pode ser aplicado nos cantos das unhas ou até mesmo na parte de baixo delas, que aliás é um ponto estratégico para mim, já que é bem ali nas laterais que elas lascam mais fácil, então é assim que aplico. Tenho usado de 2 a 3 vezes ao dia. 

E é isso! Espero que tenham gostado das dicas... um beijo!